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Asturias

Romaneio de Carga

Gentilmente cedido pelos correspondentes dos Srs. Pinillos, Izquierdo & Cia.

RESUMO:

408 ton. Amianto
306 ton. Cromite
4.130 ton. Cobre
230 ton. Zinco
25 ton. Tungstenio
1.468 ton. Estanho
150 ton. Vanadio
450 ton. Aços
960 ton. Chumbo
490 ton. Fios elétricos
8 ton. Estátua de bronze
900 ton. Correntes
11.000 litros Vinho português
700 caixas Licores diversos
80 garrafões Mercúrio
65 Hélices de bronze
54 Ancoras de ferro

LOCALIZAÇÃO:

Cabine do Comandante:

Dinheiro da Companhia: 1,000.00 Dolares U.S.

214.000,00 Pesos Uruguaios.
2.318.000,00 Pesetas.
1.560.000,00 Cruzeiros.
Gabinete do Comissário:

Valores dos passageiros em dinheiro e jóias, não declarados.

Valises diplomáticas Argentinas.

Cabine nº 3:

Situada em baixo da cabine do Comandante, especialmente construída em Barcelona no ano de 1915, para transporte do lastro em ouro para pagamento diplomático. Dentre outras viagens efetuadas pelo navio, esta era a primeira vez que estava transportando este tipo de lastro.
Foi declarado 2.200 barras de ouro com de 5 kg. cada, totalizando 11 toneladas. Segundo outras fontes informativas, deveria haver outra quantidade substancial em ouro pertencente a aproximadamente 500 imigrantes ( fugitivos de guerra ), que estavam viajando nos porões do navio.

Porão nº 1:

Primeiro corredor: 408 ton. de amianto.

200 ton. de cromite.
Diversas mercadorias deterioráveis
8 ton. - Estátua do General San Martin, em três partes, de bronze, especialmente confeccionada para o Governo Argentino, faria parte do monumento a San Martin, em uma Praça de Palermo na Argentina.

Segundo corredor: direito:

- Malas postais para o Uruguai e Argentina, procedentes da Espanha, Portugal e França.
esquerdo: - 110 cartolas de vinho português de 100 litros cada.
700 caixas de licor francês.
1.470 ton. de peças de cobre.
600 ton. em lingotes de 25 kg.
80 garrafões de mercúrio.

Porão nº 2: Primeiro corredor:

Bagagem de passageiros de 1ª classe com destino a Santos e Montevideo.
Segundo corredor: Bagagem de passageiros de 1ª classe com destino a Montevideo e Buenos Aires
Bagagem de passageiros que viajavam direto para Buenos Aires.

Porão nº 3:

Em nenhum documento foi registrado qualquer tipo de carga, bagagem ou valores neste porão. Tudo indica que estava transportando os fugitivos de guerra.

Porão nº 4: Primeiro corredor:

25 ton. de tungstenio, 150 ton. de vanadio, 68 ton. de estanho em lingotes de 25 kg. cada, 106 ton. de cromite, 490 ton. de fios elétricos de alta tensão, 260 ton. de chapas de cobre, 960 ton. de chumbo em lingotes de 50 kg. ( estima-se que aproximadamente 200 lingotes foram recuperados pela empresa Remasa em 1954 ), 800 ton. de estanho em lingotes de 25 kg., 450 ton. de aços especiais e 2.400 ton. de cobre.

Porão nº 5:

Segundo corredor: Bagagem dos passageiros de 2ª e 3ª classes, 14 hélices de bronze de 2 ton. cada, 9 hélices de bronze de 1 ton. cada, 20 ancoras de ferro de 2 ton. cada, 14 ancoras de ferro de 1 ton. cada, 900 ton. de correntes de ferro.

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