Home Page do Moorea

Mergulho Técnicos ????


MERGULHO TÉCNICO É PARA VOCÊ ????

Num mundo de modismos e tendências, onde a estratificação e as manobras de massa cada vez mais são regra de conduta social, assistimos as mudanças do mergulho, manifestando-se como um renascimento.
Os antigos equipamentos, numa velocidade assustadora tornam-se obsoletos e ultrapassados, novas propostas, novos materiais, toda engenharia disponível nas áreas de mais alta tecnologia torna-se disponível e voltada ao lazer do indivíduo sob a forma de novos equipamentos, menores, mais leves e principalmente, com performance muito superior a geração anterior, no mergulho não acontece diferente.
Alguns limites começam a ser questionados, mergulhadores comerciais utilizam técnicas de mergulho profundo no mergulho recreacional, surge o mergulho com misturas gasosas e com ele grandes novidades :

Os tempos de fundo, em mergulhos rasos, são muito estendidos em função da utilização de misturas EAN (enriched air nitrox)

Os mergulhos mais profundos, que exigem paradas de descompressão também são beneficiados com a adoção de misturas EAN e oxigênio puro, as paradas agora são muito menores e mais rápidas além de serem também mais seguras.

A narcose por nitrogênio deixa de ser um problema a partir dos 40 metros, mergulhos de exploração são realizados a profundidades de até 300 metros utilizando misturas a base de hélio, até pouco tempo atrás privilégio e exclusividade dos mergulhadores comerciais de saturação.


Mas todas essa vantagens tem um preço :

Treinamento, exaustivo, sério, dedicado, quase militar, pois os erros que podem ser cometidos a 10 ou 20 metros de profundidade, que na pior das hipóteses levariam a uma doença descompressiva tipo 1, quando se está a 50 metros, com um teto virtual de descompressão já causariam uma DD tipo 2 e na ausência de tratamento imediato sequelas neurológicas irreversíveis, o mergulho técnico não perdoa erros.
Equipamento, redundância, qualidade, pois aquele regulador comprado na promoção não é confiável e nem tem performance suficiente para o mergulho profundo, além disso vão ser necessários mais reguladores, um reserva, completo, reguladores de stage, os coletes mudam, computadores são necessários como redundância, timers, roupas secas, e mais uma parafernália de equipamento que o deixará mais parecido a um astronauta, o mergulho técnico exige investimento muito alto para ser feito da maneira segura e correta.
Conhecimento, o simples conhecimento da tabela e dos limites de não descompressão não é mais suficiente, você tem que conhecer agora as paradas, o porque das deep-stops, mecanismos de transporte de gás, ciclos de formação de bolhas e algoritmos de absorção e eliminação de gás, isso tudo sabendo que no caso de uma subida de emergência, o hélio da mistura seria eliminado muito mais rápido que o nitrogênio tornando possibilidade de DD muito mais real, o mergulho técnico é o estado da arte e o fio da navalha simultaneamente, você está no limite e a administração desse limite requer respostas rápidas, baseadas em informações sólidas.
Condicionamento, preparo físico e psicológico, para conseguir nadar com uma dupla, stages, canister e mais uma infinidade de equipamentos presos ao seu colete, preparo para conseguir ficar de pé com esse equipamento, para vencer correntezas e suportar o task-load, sem deixar que o dióxido de carbono tome conta de você, preparo psicológico para cortar cabos em caso de enrosco sem alterar sua frequencia respiratória, para penetrar em um naufrágio sabendo que aquelas estruturas, embora tenham permanecido ali por tanto tempo, na sua presença e sob a ação das suas bolhas podem desabar sob você , é o mergulho técnico correndo ao seu lado, o tempo não para e o planejamento não deve nunca ser excedido, as ações devem ser imediatas, positivas e firmes, não há lugar para stress ...

A contrapartida existe, é real e maravilhosa, a sensação de encontrar um novo naufrágio, intocado é única, deslocar suspensão que esteve intocada por muitas décadas, visitar o que nenhum homem antes visitou, explorar, seja uma caverna ou grande navio, uma parede ou um novo recife de coral é uma atividade que tem preço alto sem dúvida, mas que recompensa aqueles que se propõe a paga-lo.
Mas a água tem seus caprichos e como sereias atraindo navios para rochedos o mergulho técnico nos expõe a limites extremos e a riscos muito elevados. As perguntas que pairam :

_Quantas pessoas estão fazendo da forma correta, com os equipamentos corretos, com o treinamento correto, com o condicionamento correto ?

_Quantos estão se expondo desnecessariamente e sem objetivo a limites muito perigosos ?

_Quantos estão procurando atalhos, e tentando adquirir a experiência que só o tempo fornece, através de ilusão e falsas promessas ?

_Quantos estão tentando ensinar aos outros, quando não sabem o suficiente nem para eles próprios ? (teremos em breve cães cegos guiando cegos ??)

_Você está pronto a atravessar todas as etapas do treinamento, fazer todo investimento necessário em equipamento, condicionar-se física e psicologicamente e treinar exaustivamente para adquirir experiência em exposições gradativas e sucessivas ?

e finalmente :


_Mergulho Técnico é para você ???


Marcelo "Moorea" Polato

E-MAIL


VOLTAR